Coordenadoria Geral de Saúde da AP 5.2

Estrada do Campinho, nº2899 - Campo Grande - Rio de Janeiro - RJ | CEP: 23070-220 | ☎ Telefone: (21) 2088-0532
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 17h
Coordenadora: Liliane Leal | CNES 5621720

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços

Informativos

Ações e Promoções em Saúde no Território

Saiba Mais

Unidades

Unidades de Atenção Primária em Saúde da AP 5.2

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

quinta-feira, 24 de março de 2016

Tuberculose tem Cura

Tuberculose tem Cura









quarta-feira, 23 de março de 2016

Saúde promove eventos para marcar o dia de Luta contra a Tuberculose

Saúde promove eventos para marcar o dia de Luta contra a Tuberculose

Para marcar o Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose (24/03), a Secretaria Municipal de Saúde realiza nesta quarta-feira, 23 de março, o evento "Tuberculose tem cura", na Praça Mauá, partir das 9h. A data é uma oportunidade de consolidar e promover informações que ajudem no combate à doença. A programação será coordenada pela Gerência de Doenças Pulmonares Prevalentes em parceria com o Programa Academia Carioca, Cruz Vermelha Brasileira, Secretaria Estadual de Saúde, Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do Estado do Rio de Janeiro e Lideranças Comunitárias do Fórum de ONGs de Tuberculose.
 
O evento na Praça Mauá contará com diversas atividades, como: apresentação à população da ferramenta "Onde ser atendido", do site da Secretaria Municipal de Saúde, jogos educativos sobre tuberculose, Banca do Camelô Educativo da Associação de Mulheres do Morro do Urubu, rodas de conversa, aulão de alongamento, ginástica, dança, auriculoterapia, reflexologia, massoterapia, cardioboxe, caminhada de esclarecimento sobre a doença, distribuição de preservativos, panfletos e material informativo sobre doenças, apresentação do "Funk da "Tuberculose", de ritmistas da Unidos de Vila Isabel e outras.

Além do evento principal, acontecerão atividades em outras datas e pontos da cidade, organizadas pela Cruz Vermelha Brasileira e apoiadas pela SMS.

VEJA AS ATIVIDADES PROGRAMADAS PARA CADA DATA:


Dia 23/03:

- Eventos na Praça Mauá, das 9h às 12h: apresentação à população da ferramenta "Onde ser atendido", do site da Secretaria Municipal de Saúde; jogos educativos sobre tuberculose, Banca do Camelô Educativo da Associação de Mulheres do Morro do Urubu, rodas de conversa, aulão de alongamento, ginástica, dança, cardioboxe, caminhada de esclarecimento sobre a doença, apresentação de ritmistas da Unidos de Vila Isabel e outras
- Roda de conversa com depoimentos de usuários que tiveram tuberculose ou que estão em tratamento, orientações e distribuição de material educativo no CMS Santa Maria, das 9h às 12h.
- Sala de espera com orientações sobre sintomas da tuberculose e distribuição de materiais educativos no CMS Cecília Donnangelo, das 9h às 12h, no CMS Harvey Ribeiro, das 8h às 12h, no CMS Newton Bethlem, das 10h às 12h,
- Caminhada com sensibilização sobre a tuberculose, distribuição de material educativo e busca ativa de sintomáticos respiratórios com tenda da saúde no território na CF Kelly Cristina e na CF Mário Dias, das 8h às 12h.
- Roda de conversa e atividade com exercícios respiratórios no CMS Adão Pereira Nunes, às 8h e na CF Isabela Severo da Silva, às 9h.
- Apresentação e roda de conversa na CF Everton de Souza Santos, a partir das 8h.
- Sala de espera com abordagem sobre tuberculose, exibição de vídeo sobre o tema e dicas de exercícios respiratórios com busca ativa no território no CMS Vila São Jorge, a partir das 8h.
- Caminhada e roda de conversa, com orientações sobre a doença no CMS Prof° Edgard Magalhães Gomes, a partir das 7h30.
- Aulão de Ginástica e orientações sobre como prevenir e tratar a tuberculose na CF Jamil Haddad e no CMS Floripes Galdino, das 8h às 10h.
- Alongamento e relaxamento com orientações e distribuição de materiais educativos na CF Alice de Jesus, das 8h às 12h.
- Roda de conversa sobre a identificação dos sintomas e as formas de tratamento no CMS Maria Aparecida de Almeida, das 8h às 9h.
- Ação educativa com os alunos e usuários do CMS Cesário de Melo na sala de espera: orientações, tratamento e prevenção da tuberculose, das 8h às 9h.
- Atividades desenvolvidas pela Cruz Vermelha na Vila Vintém, das 9h às 12h.

Dia 24/03:

- Sala de espera com orientações e alertas sobre sintomas e sinais importantes no CMS Hamilton Land, das 9h às 12h, na CF Padre José Tiúba, das 9h às 10h, no CMS Henrique Monat, das 7h às 11h e na CF Wilson Mello Santos, das 7h às 11h,
- Caminhada e distribuição de material educativo na CF Maury Pinho, das 8h às 10h e no CMS Aloysio Amâncio, das 8h às 11h.
- Ação com orientação sobre o tratamento, desmistificação e preconceito na CF Otto Alves Carvalho, das 10h às 12h.
- Caminhada na praça para conscientizando a população sobre os temas abordados na ação, alongamento, aulão de zumba, informações em saúde (tendas), teatro, apresentação do Consultório na Rua e apresentações musicais com todas as unidades apoiadas pelo programa, na Praça Guilherme da Silveira, das 8h às 12h.
- Sala de espera e testes de capacidade respiratória no CMS Garfield de Almeida, às 9h.
- Esclarecimentos de dúvidas sobre sintomas e tratamento no CMS Dr. Oswaldo Vilella, às 9h.
- Café da manhã, vídeo informativo e vídeos de depoimentos, roda de conversa com médico na CF Hans Jurgen Fernando Dohmann, às 8h.
- Apitaço na luta contra a tuberculose até o shopping de Santa Cruz, Estação do BRT de Santa Cruz, trio elétrico, participação do RAP da saúde, distribuição de material educativo e ações de tabagismo com todas as unidades apoiadas pelo programa, na Estação do BRT de Santa Cruz, das 8h às 12h.
- Roda de conversa com depoimentos dos alunos que tiveram ou estão em tratamento no CMS Aguiar Torres, às 9h30.

Dia 25/03:

- Orientações sobre a tuberculose e a importância de fazer o tratamento na CF Dr. José de Paula Lopes Pontes, às 8h.
- Caminhada sobre prevenção, tratamento e cura na CF Deolindo Couto, no CMS Sávio Antunes e no CMS Prof. Waldemar Berardinelli, das 7h às 9h30.

Diariamente até 25/03:

- Roda de conversa com orientações sobre tratamento e cura da tuberculose na CF Agenor de Miranda Araújo Neto "Cazuza" e no CMS Carlos Alberto Nascimento, a partir das 8h.

Dia 02/04:

- Atividades desenvolvidas pela Cruz Vermelha em Parada de Lucas, das 9h às 12h.

Dia 09/04:

- Atividades desenvolvidas pela Cruz Vermelha na Vila Kennedy, das 9h ás 12h.
 


sexta-feira, 18 de março de 2016

Recepção dos Acadêmicos Bolsistas da AP 5.2

Recepção dos Acadêmicos Bolsistas da AP 5.2










Recepção dos Acadêmicos Bolsistas da AP 5.2. Apresentação do Território Conversando sobre Redes de Atenção,Atributos da Atenção Primária e Apoio Matricial.

quinta-feira, 10 de março de 2016

Curso

Curso

A SMS em parceria com s SES, está ofertando novas turmas de Curso de Pré Natal, na modalidade de EAD, através da plataforma do Telessaúde UERJ, para profissionais médicos e enfermeiros da APS de nossas unidades.
Em outubro de 2015 aconteceu o primeiro curso com três turmas e neste participaram profissionais das AP 3.3, 5.1 e 5.3.
Desta vez serão duas turmas e a SAP/CCV/GSM está oferecendo vagas para profissionais médicos e enfermeiros das unidades das AP 3.1 e 5.2.
O curso acontecerá possivelmente de maio a julho.
Teremos a primeira reunião com a responsável pela SES e os dois tutores no dia 18/03/16.
Gostaríamos de verificar com vocês o interesse e a disponibilidade de inscrever médicos e enfermeiros para compor estas duas novas turmas.
Precisamos de agilidade na resposta pois, caso vocês não desejem o treinamento ofertado, nós disponibilizaremos o mesmo para outras AP.
Estamos à disposição para dúvidas e esclarecimentos.
Aguardaremos retorno até dia 11/03 através deste e-mail.


terça-feira, 8 de março de 2016

Reunião de RT's Médicos

Reunião de RT's Médicos





Reunião de RTs médicos com a presença do médico Vinicius Menezes com o tema Abordagem do Indivíduo com HIV pela Atenção Primária.

Cultura Celebra Dia Internacional da Mulher com Peças, Shows e Debates

Cultura Celebra Dia Internacional da Mulher com Peças, Shows e Debates

Com equipamentos culturais presentes em todas as regiões administrativas, a Secretaria Municipal de Cultura tem ampla programação inspirada na temática feminina, entre elas a peça Oito de Março, inspirada no episódio que definiu o dia 8 de março como Dia Internacional da Mulher. Além de espetáculos protagonizados por elas, a programação presta homenagem a grandes mulheres da cultura brasileira: a cartunista e ex-primeira- -dama Nair de Teffé, tema de exposição no Centro da Música Carioca Artur da Távola, e as poetas Cecília Meireles, Gilka Machado e Adalgisa Nery, além da mecenas Laurinda dos Santos Lobo, que serão temas de debate em Santa Teresa. Parte dos eventos faz temporada ao longo do mês de março. No dia 10, o show Primavera das Mulheres, que lotou quatro apresentações no Teatro Poeira, chega à Sala Municipal Baden Powell, em Copacabana, com preços populares. Confira a programação completa.

 TEATRO NADA ACABARÁ, NADA AINDA COMEÇOU. O artista Raul Leal utiliza na exposição material ligado a eventos músicais ocorridos no Palácio do Catete e no país, tendo a figura de Nair de Teffé como fio condutor. Traçando paralelos entre esses eventos, criando atritos e conexões, a mostra não pretende exibir respostas, mas sim criar perguntas e questionamentos. Serão apresentados trabalhos em pintura, texto e vídeo, formando uma instalação que ocupará todo o espaço da galeria do centro cultural. Livre. Centro da Música Carioca Artur da Távola. Terça a domingo, das 10h às 18h. Grátis. Até 3 de abril.

PROCESSO DO CONSCERTO DO DESEJO. O nome do espetáculo é assim mesmo com “s” e “c”. Poucas palavras se confundem tanto em nossa língua quanto “concerto” e “conserto”. As duas palavras se mesclam vertiginosamente neste monólogo existencial estrelado por Matheus Nachtergaele. Ao lado de Luã Belik (violão) e Henrique Rohrmann (violino), o ator leva ao palco os poemas escritos por sua mãe, Maria Cecília Nachtergaele, que morreu em 1968, quando ele tinha apenas 3 anos. Estreia no dia 4. 16 anos. Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto. Sexta a domingo, 20h30. R$ 40.

A MARCA DA ÁGUA – Vivendo numa aparente placidez, numa espécie de cotidiano automático e morno, Laura (interpretada por Patrícia Selonk), aos 40 anos, é surpreendida pelo misterioso aparecimento de um enorme peixe em seu jardim. Esta perturbadora e surrealista aparição traz de volta à vida desta mulher sintomas de uma doença neurológica causada por um acidente na infância. A partir daí, Laura passa a ter acesso profundo e muito nítido às suas mais antigas memórias e é arrebatada por uma música imaginária e constante dentro de sua cabeça. Dramaturgia de Maurício Arruda Mendonça e Paulo de Moraes. Direção de Paulo de Moraes. Dias 19 e 20 de março. Sábado, às 20h, e domingo, às 19h. Arena Carioca Carlos Roberto de Oliveira – Dicró. Classificação: 14 anos.

OITO DE MARÇO – História da greve que as tecelãs de uma fábrica de tecidos em Nova Iorque fizeram pela redução da jornada de trabalho. Violentamente reprimidas, as operárias acuadas refugiaram-se nas dependências da fábrica. No dia 8 de março de 1857 os patrões, com ajuda da polícia, trancaram as portas da fábrica e atearam fogo, onde 129 tecelãs morreram carbonizadas. Durante a II Conferência Internacional de Mulheres realizada em 1910 na Dinamarca, o 8 de Março foi declarado como o Dia Internacional da Mulher, homenageando as tecelãs de Nova Iorque. A encenação tem como eixo central a narrativa ao estilo brechtiano, com inserção de poemas do próprio Berthold Brecht, trechos de músicas de nossa MPB além de depoimentos pessoais de diversas mulheres, colhidos na internet, bem como das atrizes. Além do elenco profissional, juntou-se ao grupo quatro “não-atrizes” oriundas de movimentos sociais, tais como ocupações e coletivos transexuais. Texto e direção de Gilson de Barros. Com Hebe Cabral, Joelma de Paula, Dâmaris Grün, Rita Grego, Dani Rougemount, Rosana Reategui, Márcia Valéria, Eunice Simeão, Marcos Hamelin e Gilson de Barros. 14 anos. Centro Cultural  Municipal Parque das Ruínas. Domingos, às 16h. R$ 30. Até 27 de março.

DE FILHA PARA MÃE – Juliana é bailarina, como sua mãe Bianca que projeta na filha todos os seus sonhos não realizados. No dia da viagem de intercâmbio no curso de ballet em Nova York, Juliana revela a sua mãe que está grávida. O espetáculo propõe uma reflexão mais profunda e comprometida sobre as angústias e dúvidas de uma jovem grávida, através de um olhar voltado para seus elos familiares, suas transformações físicas e emocionais, assim como sua evolução e amadurecimento como ser humano. Texto e direção de Nathalia Colón. Com a Utópica Cia. de Teatro, Débora Ozório e Paula Barbosa. Preparação corporal e direção de movimento de Camila Costa. Direção musical de João Guesser e Daniel Carneiro. Dia 11 de março, às 15h e às 19h30. Arena Carioca Jovelina Pérola Negra. E dia 23 de março, quarta-feira, às 15h30 e às 19h30, no Teatro Municipal Ziembinski. Classificação: 12 anos.

ESCUTANDO O RIO – A peça tem três histórias de mulheres diferentes: “Ninguém segura Cassiadoira”, “Juliema desde pequena” e “Essa Bete promete”. Cassiadoira, doida pra casar, passa por mil e uma até um final surpreendente. Juliema, educada pra ser princesa, após uma virada mostra quem é a rainha da história. Bete, ao entrar para o circo descobre que nem tudo é magia e faz uma revolução na lona, com a ajuda da mulher barbada. Direção de Eduardo Vaccari. Com Eduardo Hoffman, Fábio Cardoso, João Mello, Julia Morales, Leonardo Chaves e Lorena Medeiros. Dia 11 de março, sexta-feira (em caso de chuva, será adiado), às 15h. Arena Carioca Carlos Roberto de Oliveira – Dicró. Classificação: livre.

MÚSICA

 PRIMAVERA DAS MULHERES - Após quatro apresentações com lotação esgotada, o espetáculo Primavera das Mulheres chega à Sala Baden Powell O show-protesto é encenado por 25 artistas engajadas na luta pelos direitos das mulheres, com preços populares. A ideia é botar a boca no trombone, mesmo que o trombone dê lugar a flautas, violões, pandeiros e atabaques. Entre as participações especiais deste show na Sala Baden Powell, estão a atriz Karine Teles (do filme “Que horas ela volta?”), a bailarina Camile Salles e a atriz Barbara Aires. Sala Municipal Baden Powell. Quinta (10), 21h. R$ 10,00.

EDUARDO CANTO EM MULHERES E CANÇÕES – Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, Eduardo Canta vai relembrar algumas mulheres que foram temas de música, entre elas, Carolina, Cantiga para Luciana, Maria, Maria, Conceição. No repertório, “Eu sei que vou te amar”, “Negue”, “Ouça”, “Mulher brasileira”, “Mulheres”, entre outras. Dias 2, 16 e 30 de março, quartas-feiras, às 19h30. R$ 20. Centro da Música Carioca Artur da Távola. Classificação: livre.

DEBATES

POESIA CARIOCA EM TRÊS VOZES DE MULHER - Homenagem a Mulher com a Poesia de Cecília Meireles, Gilka Machado e Adalgisa Nery, três das mais expressivas vozes da poesia feminina carioca do século XX. Os pesquisadores da UFRJ, Anélia Montechiari Pietrani, Juliana Monte-Mor e Ramon Nunes Mello, apresentarão seus estudos e reflexões sobre a poesia de ritmos vários e vozes tão próprias de Cecília, Gilka e Adalgisa. Leitura dos versos das poetas pela atriz Beth Araujo. Centro Cultural Municipal Laurinda dos Santos Lobo. Terça (8) e quarta (9), às 19h. Grátis.

  NOS PASSOS DE LAURINDA: MULHER E MITO – Promovido pela atriz Beth Araújo, o evento vai privilegiar a trajetória de Laurinda Santos Lobo, uma mulher além de seu tempo, dama da sociedade carioca. Herdeira de Joaquim Murtinho, Dona Laurinda é uma incentivadora da produção intelectual e artística da época. O Salão Laurinda, o mais famoso Salão Lítero Musical da Velha República, foi um acontecimento artístico e cultural no bairro de Santa Tereza que tinha relevância em toda cidade. Com frequentadores ilustres: Villa Lobos, Tarsila do Amaral, Silvio Caldas, Catulo da Paixão Cearense, João do Rio, Olavo Bilac, Arthur Azevedo, entre outros. Artistas e intelectuais, políticos e boêmios. Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo. Quarta (9), às 19h. Grátis.

SARAUZEIRA ONÍRICAS – Desde 2013, as Sarauseiras Oníricas espalham Poesia pela cidade como um sarau itinerante. Elas foram lançadas pela Festa Literária das Periferias – FLUPP. As Sarauseiras Oníricas são três senhoras que mostram o universo feminino de forma madura, pois celebram a força com que essas mulheres costuram com arte e poesia os retalhos de suas vidas e de outros moradores das periferias. Convidadas: Andreia Martins Viana – formada em Letras e Literatura e também é atriz; e Kátia Pires Chagas – Poetisa, participa do Sarau Poeta sem nome. Com Lindacy Fidelis, Mery Onírica e Yolanda Soares. Direção de Márcio Januário. Classificação: 15 anos.Biblioteca Popular de Campo Grande. Terça (8), às 14h. Grátis

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estrada do Campinho, nº2899 - Campo Grande

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 07h às 17h |

Telefone

(21) 2088-0532

CAP5.2. Tecnologia do Blogger.