Coordenadoria Geral de Saúde da AP 5.2

Estrada do Campinho, nº2899 - Campo Grande - Rio de Janeiro - RJ | CEP: 23070-220 | ☎ Telefone: (21) 2088-0532
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 17h
Coordenadora: Liliane Leal | CNES 5621720

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços

Informativos

Ações e Promoções em Saúde no Território

Saiba Mais

Unidades

Unidades de Atenção Primária em Saúde da AP 5.2

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

CMS Dr. Alvimar de Carvalho recebe em 1º lugar a CRCQ 2014 - Unidade Promotora da Solidariedade e Cultura de Paz.

CMS Dr. Alvimar de Carvalho recebe em 1º lugar a CRCQ 2014 - Unidade Promotora da Solidariedade e Cultura de Paz.


Com muito orgulho agradecemos a todos os servidores do CMS Dr. Alvimar de Carvalho e parceiros locais pela conquista em 1º LUGAR do título de "UNIDADE PROMOTORA DA SOLIDARIEDADE E CULTURA DE PAZ", conferido pela SUBPAV/SMS-RJ.
A avaliação consiste em verificar itens indispensáveis como: Disponibilidade de fichas de notificação de violência, realização de reuniões periódicas para sensibilização/capacitação na área de violência, participação de redes de articulação local, promoção de vínculo intersetorial e discussão do tema transversalmente em todas as ações educativas que ocorrem no âmbito da Unidade de Saúde.

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Município do Rio começa a vacinar contra Hepatite A no dia 18

Município do Rio começa a vacinar contra Hepatite A no dia 18


A partir da próxima segunda-feira, dia 18 de agosto, a vacina contra a hepatite A passa a ser oferecida em todas as unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde) da cidade do Rio de Janeiro. O imunizante, que entra no Calendário Básico de Vacinação, é voltado para crianças na faixa etária dos 12 aos 23 meses de idade.

A hepatite A é uma doença infecciosa aguda que atinge o fígado, habitual na infância e de incidência frequente. Normalmente é benigna e raramente apresenta uma forma grave (aguda e fulminante), que pode levar à hospitalização ou morte em 2% a 7% dos casos graves. As manifestações comuns da doença são: falta de apetite, náuseas, vômitos, diarreia, febre baixa, icterícia (pele amarelada), dor de cabeça, mal-estar, cansaço, desconforto abdominal, entre outros.

A principal forma de contágio da doença é a fecal-oral, por meio de água e alimentos contaminados com o vírus da hepatite A. A disseminação está relacionada com infraestrutura de saneamento básico e a aspectos ligados às condições de higiene. 

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Ciclo de Debates - "Câncer do colo do útero: Quem e porque rastrear”

Ciclo de Debates - "Câncer do colo do útero: Quem e porque rastrear”






Ciclo de Debates sobre "Câncer do colo do útero: Quem e porque rastrear”, com apresentação da Gerente do CMS Raul Barroso, Edilane Rosa, abordando o seguinte tema: Estratégias para captação de mulheres para rastreamento do câncer do colo do útero. Relato de experiência exitosa.



terça-feira, 12 de agosto de 2014

Ciclo de Debates Descentralizado - AP 5.2

Ciclo de Debates Descentralizado - AP 5.2






Ciclo de Debates Descentralizado sobre Práticas Educativas com equipe da Superintendência de Promoção da Saúde e profissionais das unidades, NASF, Educadores Físicos e Promotores de Saúde da CAP 5.2.

Projeto Caminhos do Cuidado

Projeto Caminhos do Cuidado






O Ministério da Saúde oferece no período de 2013 à 2014, o curso de Formação em Saúde Mental, com ênfase em crack, álcool e drogas.
O curso tem como meta, contribuir para formação de Agentes Comunitários de Saúde e Auxiliar/Técnico de Enfermagem da Atenção Primária em Saúde e ampliar as possibilidades de atuação no acolhimento e escuta embasando suas práticas de cuidado em saúde mental.
Este curso iniciou em nossa Coordenadoria no dia 11 de agosto  e tem previsão de término para dezembro do corrente ano.


AP 5.2 recebe visita da OPAS/OMS

AP 5.2 recebe visita da OPAS/OMS







No dia 07 de Agosto/2014,  a Clínica da Família Sônia Maria Ferreira Machado, recebeu visita da OPAS/OMS.
Foram recebidos pela Coordenadoria Geral de Saúde AP 5.2 e  Gerente da Unidade, com objetivo de conhecer como está funcionando a Atenção Primária em Saúde no Município do Rio de Janeiro. 
Após visita à estrutura da Unidade, foi realizado no Centro de Cultura e Ideias, reunião com a Coordenadoria, Gerente da Unidade e médicos do "Programa Mais Médicos" e Brasileiro, para falarmos sobre o funcionamento da Clínica, processo de trabalho e indicadores. 

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Paternidade e Cuidado

Paternidade e Cuidado

XII Mês de Valorização da Paternidade

VI  Simpósio Paternidades, Singularidades e Políticas Públicas

Paternidade e Cuidado
13 e 14 de agosto, na Tijuca

Quem tiver interesse em mostrar o seu trabalho por meio de banners, jogos ou videos,deve entrar em contato com seminariopaternidade@gmail.com 


Em 2014, o XII Mês de Valorização da Paternidade promove o VI Simpósio Paternidades, Singularidades e Políticas Públicas: Paternidade e Cuidado, que será realizado dias 13 e 14 de agosto, na Universidade Veiga de Almeida (UVA), na Tijuca. O evento, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro em parceria com o Instituto Promundo e o Comitê Vida, é gratuito e aberto a todos os interessados. A proposta é reunir profissionais e gestores de saúde, educadores e outros parceiros para discutir formas de implementar e aprimorar políticas públicas em favor da valorização da paternidade, por exemplo, por meio das Unidades de Saúde Parceiras do Pai.

Confira a programação em http://elosdasaude.wordpress.com/

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Reunião - Projeto Aluno Presente

Reunião - Projeto Aluno Presente



Aconteceu hoje na CAP 5.2, reunião com as representantes do Projeto Aluno Presente.


Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estrada do Campinho, nº2899 - Campo Grande

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 07h às 17h |

Telefone

(21) 2088-0532

CAP5.2. Tecnologia do Blogger.