Coordenadoria Geral de Saúde da AP 5.2

Estrada do Campinho, nº2899 - Campo Grande - Rio de Janeiro - RJ | CEP: 23070-220 | ☎ Telefone: (21) 2088-0532
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 17h
Coordenadora: Liliane Leal | CNES 5621720

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços

Informativos

Ações e Promoções em Saúde no Território

Saiba Mais

Unidades

Unidades de Atenção Primária em Saúde da AP 5.2

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

quinta-feira, 27 de março de 2014

DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A TUBERCULOSE

DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A TUBERCULOSE



Ainda em comemoração ao Dia Munidal de Luta contra a Tuberculose Cms Edgard Magalhães Gomes realizou no dia 25/03/14 palestra sobre tuberculose Tema: " Fazendo Multiplicadores de Informações sobre Tuberculose" Palestrantes Técnico Elton Irade, Profª Cyntia Francisco.





No CMS Belizario Penna, os ACS fizeram salas de espera no acolhimento, farmácia, imunização, e os alunos da Academia Carioca com educador físico  também realizaram atividade de mobilização dentro da unidade para captação de sintomático respiratório.



A Clínica da Família Alkindar Soares Pereira Filho realizou Roda de Conversa sobre Tuberculose em Abrigo na área de Guaratiba, com a palestrante Enfa: Fabiana dos Santos e equipe. 




quarta-feira, 26 de março de 2014

Ação em Saúde

Ação em Saúde



 Venha participar da Ação em Saúde que acontecerá no dia 04 de Abril de 2014.

Roda de Conversa

Roda de Conversa



Roda de Conversa com Gestores da AP 5.2


segunda-feira, 24 de março de 2014

DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A TUBERCULOSE

DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A TUBERCULOSE

DIA 24 DE MARÇO – DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A TUBERCULOSE
Hoje é considerado o Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose e contamos com o seu apoio para ajudar-nos a detectar precocemente as pessoas doentes, então se você sente ou conhece alguém, que possua um dos sintomas abaixo, solicite que procure a Unidade de saúde mais próxima de sua residência.
SINTOMAS:
-TOSSE COM MAIS DE 3 SEMANAS
-FEBRE BAIXA E SUORES NOTURNOS
- FALTA DE APETITE
- PERDA DE PESO
- FRAQUEZA E CANSAÇO – DOR NOS PEITOS OU NAS COSTAS


Tuberculose tem cura!!! A medicação e os exames para diagnóstico são gratuitos. Procure o seu médico. 

segunda-feira, 10 de março de 2014

Rio inicia campanha de vacinação contra o vírus HPV

Rio inicia campanha de vacinação contra o vírus HPV


A partir de hoje 10 de março, a Secretaria Municipal de Saúde oferecerá em todas as unidades de Atenção Primária (Clínicas da Família e Centros Municipais de Saúde) a vacina contra o vírus HPV, usada na prevenção do câncer de colo do útero. O imunizante é voltado para adolescentes do sexo feminino, na faixa etária entre 11 e 13 anos. Serão disponibilizadas cerca de 220 salas de imunização nas unidades de saúde. A campanha também será realizada em algumas escolas das redes pública municipal e privada do Rio de Janeiro.

A meta do município é vacinar 113 mil meninas (80% da população alvo). Para receber a dose nas unidades de saúde, basta apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação. Para tomar a vacina nas escolas participantes da campanha, os pais deverão assinar termo de autorização. Cada adolescente precisa tomar três doses para completar a proteção, sendo que a segunda, seis meses depois, e a terceira, cinco anos após a primeira.


A vacina estará disponível nos postos da rede pública durante todo o ano, como parte da rotina de imunização. Neste ano, será vacinado o primeiro grupo, de 11 a 13 anos. Em 2015, a vacina passa a ser oferecida para meninas de 9 a 11 anos e em 2016, às de 9 anos.

A vacina contra o Papiloma Vírus Humano, o HPV, tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não tiveram nenhum contato com o vírus. Hoje, é utilizada como estratégia de saúde pública em 51 países, por meio de programas nacionais de imunização. A sua segurança é reforçada pelo Conselho Consultivo Global sobre Segurança de Vacinas da Organização Mundial de Saúde (OMS).

O câncer de colo de útero é o terceiro que mais atinge as mulheres. Estimativa da OMS aponta que, no mundo, 290 milhões de mulheres são portadoras da doença e, a cada ano, 270 mil morrem devido ao câncer de colo do útero. Neste ano, o Instituto Nacional do Câncer estima o surgimento de 15 mil novos casos da doença no Brasil e cerca de 4.800 óbitos.
 
O Ministério da Saúde orienta que mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam anualmente o exame preventivo, o Papanicolau. A vacina não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais. O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. 

Prorrogadas as Inscrições para EdPopSUS

Prorrogadas as Inscrições para EdPopSUS


Participe

sexta-feira, 7 de março de 2014

Treinamento de Animais Sinantrópicos

Treinamento de Animais Sinantrópicos













O treinamento de Animais Sinantrópicos promovido pela CAP 5.2/DVS, que foi iniciado em 20 de junho 2013, continua sendo realizado, capacitando assim os Agentes de Vigilância em Saúde - AVS da área quanto à importância da temática.
O referido ciclo de atualizações tem como objetivo magno sensibilizar os AVS para importância de tais animais à saúde da população, principalmente como causadora de agravos à saúde. Construindo assim com esses atores a visão ampliada de saúde, baseada numa perspectiva holística de vigilância em saúde, pautada não somente num agravo específico, mas sim num coletivo de fatores e determinantes que possam influenciar o estado de saúde das pessoas em seus respectivos territórios.

VACINAÇÃO CONTRA HPV

VACINAÇÃO CONTRA HPV


Nesta segunda-feira, 10 de março, tem início a primeira campanha de vacinação promovida pelo Ministério da Saúde contra o Papiloma Vírus Humano (HPV). Neste ano, a vacina será gratuitamente aplicada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em meninas de 11 a 13 anos de todo o Brasil. Em 2015, a aplicação se estenderá àquelas com idades de 9 a 11 anos. A vacina quadrivalente protege contra os sorotipos 6, 11, 16 e 18 do HPV – os dois últimos responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero em todo mundo. Assim, as meninas sem contato prévio com HPV que forem vacinadas antes iniciar a vida sexual terão mais chances de proteção contra lesões que podem provocar o câncer uterino. Segundo o Ministério da Saúde, a imunização induz melhor resposta nesta faixa etária, em comparação a jovens adultas. Tomar vacina contra o HPV não substitui o uso de camisinha nas relações sexuais. Além disso, é preciso manter as ações já adotadas para prevenir o câncer de colo do útero, como o exame Papanicolau.

EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE

EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE




Estão abertas até segunda-feira, 10 de março, as inscrições para o Programa de Sensibilização de Educação Popular em Saúde (EdpopSUS/RJ). Com proposta semipresencial, a iniciativa será realizada em dois momentos: de 16 de abril a 14 de maio contemplará as CAP 4.0, 5.1, 5.2 e 5.3 e de 20 de maio a 11 de junho as CAP 1.0, 2.1 e 2.2. Cada CAP tem 70 vagas a sua disposição e a preferência é para Agentes Comunitários de Saúde.  Acesse o edital do EdpopSUS/RJ e saiba como se inscrever. (http://elosdasaude.files.wordpress.com/2014/03/1-edital_01_2014_edpopsus-educandos.pdf)

quinta-feira, 6 de março de 2014

Vacinação contra o HPV começa 10 de Março 2014

Vacinação contra o HPV começa 10 de Março 2014



Este ano começará a vacinação de nossas crianças como medida preventiva contra o papiloma vírus humano (HPV), que é um vírus responsável por 95% dos casos de câncer de colo do útero. Esta vacina será oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nas Clínicas de Família e Centro Municipal de Saúde, em escolas públicas e privadas de todo o país.

Esquema da vacina será de três dose:


1ª dose no dia 10 de março;
2ª dose 6 meses apos 1ª dose;
3ª dose aplicada 5 anos depois.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estrada do Campinho, nº2899 - Campo Grande

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 07h às 17h |

Telefone

(21) 2088-0532

CAP5.2. Tecnologia do Blogger.