Coordenadoria Geral de Saúde da AP 5.2

Estrada do Campinho, nº2899 - Campo Grande - Rio de Janeiro - RJ | CEP: 23070-220 | ☎ Telefone: (21) 2088-0532
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 17h
Coordenadora: Liliane Leal | CNES 5621720

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços

Informativos

Ações e Promoções em Saúde no Território

Saiba Mais

Unidades

Unidades de Atenção Primária em Saúde da AP 5.2

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

VACINA CONTRA CATAPORA

VACINA CONTRA CATAPORA


Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro começa a oferecer nesta terça-feira, 1º de outubro, a vacina contra a varicela (catapora), em todas as unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde). O imunizante integra a vacina tetra viral, que também protege contra sarampo, caxumba e rubéola. A imunização é destinada exclusivamente às crianças de 15 meses de idade que já tenham recebido a primeira dose da tríplice viral (sarampo-caxumba-rubéola).  A vacina tetra viral (varicela-sarampo-caxumba-rubéola) é segura, tem 97% de eficácia e raramente causa reações alérgicas. No município do Rio de Janeiro, com a oferta da vacina para crianças de 15 meses de idade, é estimada a aplicação de mais de 7 mil doses da tetra viral por mês. Para iniciar a vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizará cerca de 17 mil doses para os meses de outubro e novembro. Com a inclusão do novo imunizante no Calendário Básico de Vacinação da Criança, a estimativa é de uma redução de 80% das internações em decorrência das complicações da catapora. A catapora é uma doença infecciosa comum na infância e que provoca erupções cutâneas (como bolhas e feridas) por todo o corpo, podendo ser acompanhada de febre moderada e outros sintomas leves. É altamente contagiosa, sendo transmitida por contato direto com a secreção das lesões ou por gotículas de espirro ou tosse. A maioria dos pacientes se recupera em algumas semanas, sem consequências mais sérias, mas alguns casos podem evoluir com complicações que levem à hospitalização.

INTEGRALIDADE EM SAÚDE

INTEGRALIDADE EM SAÚDE



 Estão abertas até terça-feira, 1º de outubro, as inscrições para o curso de especialização em Integralidade, Direito e Monitoramento em Saúde, oferecido pelo Instituto de Medicina Social da UERJ. O curso está inserido no Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da instituição e busca oferecer subsídios teóricos e práticos para a compreensão crítica e reflexiva sobre a Integralidade como eixo estruturante das políticas públicas em saúde. Além disso, a especialização se propõe a discutir a efetivação do direito à saúde como uma questão de cidadania, com metodologias avaliativas centradas no usuário. As aulas serão ministradas quinzenalmente, às sextas e aos sábados, e 35 vagas estão disponíveis. Acesse o edital e saiba como se inscrever para o curso de especialização em Integralidade, Direito e Monitoramento em Saúde.


Palestra Tuberculose

Palestra Tuberculose



Atendendo solicitação da Escola Municipal Venezuela para orientação quanto a prevenção, diagnóstico, tratamento e acompanhamento da tuberculose. Realizamos palestra no dia 26 de outubro às 10h. O trabalho foi direcionado a turma de inclusão com deficiência auditiva, demais alunos, responsáveis e profissionais. 
Equipe DAPS: Saúde Escolar: Adelmo Luiz ,Tuberculose  Adriana Dantas e Ana Ladislau.

TELESSAÚDE UERJ

TELESSAÚDE UERJ



A CAP 5.2, através do Centro de Estudos recebeu  em 25/09/13 no Centro de Cultura e Idéias da Clínica da Família Antonio Villa Sobrinho a representante do TELESSAÚDE UERJ para apresentação do programa.
Mais uma ferramenta para capacitação do profissional de saúde.


segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Defesa do Mestrado Profissional ENSP/FIOCRUZ

Defesa do Mestrado Profissional ENSP/FIOCRUZ



No próximo dia 24, a estudante da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ), Gislani Mateus Oliveira, realizará sua defesa do mestrado profissional na própria instituição às 13:30. Seu trabalho teve como objeto de estudo os aspectos relacionados a Coordenação do Cuidado na área 5.2, cujo o título é: Estratégias de coordenação do cuidado - Uma análise do fortalecimento da Atenção Primária à Saúde e seu papel coordenador na AP 5.2 do Município do Rio de Janeiro. Gerentes e gestores, assim como os demais, estão convidados.
  
Defesa do mestrado Profissional ENSP FIOCRUZ: Gislani Mateus Oliveira
Dia: 24/09/13
Hora: 13h30min
Local: Sala 406/ENSP


Vacina que protege contra a catapora estará disponível no Rio a partir de 1º de outubro

Vacina que protege contra a catapora estará disponível no Rio a partir de 1º de outubro


A Secretaria Municipal de Saúde começa a oferecer no dia 1º de outubro, em todas as unidades de Atenção Primária (Clínicas da Família e Centros Municipais de Saúde), a vacina que protege contra a varicela (catapora). O imunizante estará incluído na vacina tetraviral, que também protegerá contra sarampo, caxumba e rubéola, e será destinado exclusivamente às crianças de 15 meses de idade que já tenham recebido a primeira dose da tríplice viral (sarampo-caxumba-rubéola).

No município do Rio de Janeiro, com a oferta da vacina para crianças de 15 meses de idade, é estimada a aplicação de mais de 7 mil doses da tetra viral por mês. Para iniciar a vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizará cerca de 17 mil doses para os meses de outubro e novembro.

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA


Com o objetivo de promover o desenvolvimento de atributos à equipe multiprofissional de saúde de nível superior para atuarem nas equipes de saúde da família com desempenhos de excelência, estão abertas, até o dia 3 de outubro, as inscrições para o curso de Residência Multiprofissional em Saúde da Família , edição 2014/2016. 

O público-alvo são enfermeiros, cirurgiões, dentistas, assistentes sociais, nutricionistas e psicólogos. Estão disponíveis 21 vagas, e a carga horária semanal do curso é de 60 horas. Os interessados devem preencher o formulário eletrônico de inscrição disponível na Plataforma Siga.


O curso está sob a coordenação-geral de Maria Alice Pessanha e conta com Helena Seidl, Margareth Rose Garcia, Márcia Fausto e José Wellington Gomes de Araújo na coordenação executiva. Trata-se de uma parceria da ENSP com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS/RJ) e o Núcleo do Estado do Rio de Janeiro do Ministério da Saúde (Nerj/RJ).

Com essa formação, espera-se capacitar os residentes para integrar as instituições de ensino e serviços de saúde por meio de ações que objetivam mudanças das práticas de formação e atenção, da organização do processo de trabalho, do cuidado individual, coletivo e familiar, da formação e educação na saúde e da construção do conhecimento com base nas necessidades dos usuários.

A partir do curso, os profissionais atuarão com excelência na organização do processo de trabalho, cuidado à saúde (individual, familiar e coletivo) e nos processos de educação e formação em saúde, visando à melhoria da saúde e do bem-estar dos indivíduos, suas famílias e da comunidade, pautados em princípios éticos.

Além da ficha de inscrição impressa, os candidatos deverão enviar, pelos Correios, uma carta de intenção, currículo atualizado, declaração de ciência e o comprovante original de pagamento.


Acesse o edital na íntegra.



segunda-feira, 16 de setembro de 2013

1º Congresso de Saúde Coletiva

1º Congresso de Saúde Coletiva


Convidamos para o I Congresso de Saúde Coletiva. O evento ocorrerá entre os dias 17 a 20 Setembro do corrente ano, nas dependências do IMAS Juliano Moreira, localizado na Estrada Rodrigues Caldas, 3.400, edifício sede, Taquara. O congresso tratará de questões da Saúde Coletiva, divididas em 3 eixos temáticos: Ciências Humanas e Sociais em Saúde, Planejamento e Gestão em Saúde, Epidemiologia.

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Unidade Amiga da Amamentação

Unidade Amiga da Amamentação


A CAP 5.2 agora tem mais uma Unidade Amiga da Amamentação. O CMS Ana Gonzaga recebeu ontem a avaliação da IUBAAM. Vilar Guanabara com muita propriedade envolveu toda a unidade,que cominou com este belo resultado.

Parabéns para a unidade.

terça-feira, 3 de setembro de 2013

OFICINAS DE FICHAS B - DR. DANIEL SORANZ

OFICINAS DE FICHAS B - DR. DANIEL SORANZ



Olá, estamos divulgando o vídeo institucional com a apresentação das Oficinas de Fichas B que começam já em Setembro de 2013.

O vídeo é apresentado pelo Dr. Daniel Soranz e tem-se a opção de incluir legenda.

Não deixem de ver e comentar.

https://www.youtube.com/watch?v=2kF0X7GFrMk&feature=youtube_gdata_player


segunda-feira, 2 de setembro de 2013

CAPACITAÇÃO EM HANSENÍASE PARA NÍVEL SUPERIOR DIA 03 DE SETEMBRO!

CAPACITAÇÃO EM HANSENÍASE PARA NÍVEL SUPERIOR DIA 03 DE SETEMBRO!


A equipe do DAPS responsável pela Hanseníase, está realizando a CAPACITAÇÃO EM HANSENÍASE PARA NÍVEL SUPERIOR. O curso está sendo realizado em dois dias. O primeiro dia foi em 27 de agosto, e o segundo dia será em 03 de setembro de 2013, na CF Antônio Gonçalves,no horário de 09:30hs às 17:00hs.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estrada do Campinho, nº2899 - Campo Grande

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 07h às 17h |

Telefone

(21) 2088-0532

CAP5.2. Tecnologia do Blogger.