Coordenadoria Geral de Saúde da AP 5.2

Estrada do Campinho, nº2899 - Campo Grande - Rio de Janeiro - RJ | CEP: 23070-220 | ☎ Telefone: (21) 2088-0532
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 17h
Coordenadora: Liliane Leal | CNES 5621720

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços

Informativos

Ações e Promoções em Saúde no Território

Saiba Mais

Unidades

Unidades de Atenção Primária em Saúde da AP 5.2

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

sábado, 24 de agosto de 2013

Hoje é dia de vacinação!!!

Hoje é dia de vacinação!!!

Oi pessoal!!!

Hoje é o dia de levar nossas crianças ao Posto de Saúde mais próximo de nós, para atualizarmos as Cadernetas de Vacinas de nossos filhos.

Fiquem atentos e não percam o dia de hoje. 
Além da presença do nosso Zé Gotinha, a presença de vocês é o grande sucesso deste dia especial.

Todos juntos para vacinarmos nossas crianças!!!!



quarta-feira, 21 de agosto de 2013



Neste sábado, 24/08, teremos a abertura da semana de Multivacinação. 
A campanha vai até o dia 30/08. 
Todos os amiguinhos menores de 5 anos deverão encontrar-se com o Zé Gotinha em uma de nossas unidades de saúde para avaliação da sua caderneta vacinal!!!!




Então, estamos esperado por todos!!!!! 
Dia 24/08, das 08:00 às 17:00, em todas as unidades básicas de saúde da 
CAP 5.2!!!!


Vídeo Zé Gotinha 


Campanha de Vacinação na CAP 5.2
De 24 a 30 de Agosto de 2013.
Em um Posto de Saúde pertinho de você!

VACINAÇÃO EM DIA!
Campanha para atualização da 
Caderneta de Vacinação


De: 24 a 30 de Agosto de 2013
Horário: 08:00 às 17:00 horas
EM TODOS OS POSTOS DE SAÚDE.
NÃO FALTEM! ESTAMOS ESPERANDO POR TODOS!



sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Semana Mundial da Amamentação

Semana Mundial da Amamentação







A Clínica da Família Agenor de Miranda Araújo Neto na Semana Mundial da Amamentação. O evento teve grande participação das gestantes e nutrizes, que contou com a presença do Banco de Leite Humano do HERF e a motivação de todos os profissionais. No final das atividades realizaram uma amamentação. Rumo ao título Unidade Básica Amiga da Amamentação!
Toda a Unidade está de Parabéns!


Palestras sobre a Importância da Amamentação

Palestras sobre a Importância da Amamentação








Nos dias 06, 07 e 08 de Agosto fizemos palestras sobre a importância da amamentação, cuidados com a gestante, criança e nutriz. Também foram entregues folhetos explicativos sobre Legislação para Proteção e Defesa da mulher Gestante/Nutriz,
Profissionais envolvidos: Enfermeira, Auxiliar de Enfermagem, Dentista, Auxiliar de Saúde Bucal e Agentes Comunitários.




quarta-feira, 7 de agosto de 2013

7 Anos de Lei Maria da Penha

7 Anos de Lei Maria da Penha


Participe!

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Curso de Blog

Curso de Blog




Curso de Blog na AP 5.2

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Territorialização

Territorialização


Reunião sobre Territorialização CAP 5.2.

IUBAAM

IUBAAM




A CAP 5.2 está realizando na Semana Mundial da Amamentação mais um curso IUBAAM, formando multiplicadores para o sucesso da amamentação em nossas unidades.

5 de Agosto - Dia Nacional da Saúde: homenagem a Oswaldo Cruz

5 de Agosto - Dia Nacional da Saúde: homenagem a Oswaldo Cruz



A data é importante: 5 de agosto, Dia Nacional da Saúde. O que nem todos sabem é que foi escolhida em homenagem ao médico sanitarista Oswaldo Cruz, que nasceu em 5 de agosto de 1872 e foi pioneiro no estudo de moléstias tropicais e da medicina experimental no Brasil.

Em 1900, fundou o Instituto Soroterápico Nacional, em Manguinhos, no Rio de Janeiro, hoje Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Sua trajetória se confunde com a história da saúde pública brasileira.

Oswaldo Cruz: o médico do Brasil

Oswaldo Cruz nasceu em São Luis do Paraitinga, interior de São Paulo. Filho do médico Bento Gonçalves Cruz e de Amália Taborda de Bulhões Cruz, ingressou na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro aos 15 anos. Antes de concluir o curso, publicou dois artigos sobre microbiologia na revista Brasil Médico.

Formou-se em 24 de dezembro de 1892, defendendo a tese "Veiculação Microbiana pelas Águas". Em 1896, foi para Paris especializar-se em bacteriologia no Instituto Pasteur, que na época reunia grandes nomes da ciência.

Oswaldo Cruz foi nomeado Diretor Geral de Saúde Pública em 1903, cargo que corresponde atualmente ao de Ministro da Saúde. Utilizando o Instituto Soroterápico Federal, atual Fiocruz, como base de apoio técnico-científico, deflagrou memoráveis campanhas de saneamento. Em poucos meses, a incidência de peste bubônica foi reduzida com o extermínio dos ratos, cujas pulgas transmitiam a doença.

Em 1904, com o recrudescimento dos surtos de varíola, o sanitarista tentou promover a vacinação em massa da população. Os jornais lançaram uma campanha contra a medida.

O congresso protestou e foi organizada a Liga contra a vacinação obrigatória. No dia 13 de novembro estourou a rebelião popular (a Revolta da Vacina) e, no dia 14, a Escola Militar da Praia Vermelha se levantou. O Governo derrotou a rebelião, mas suspendeu a obrigatoriedade da vacina.

Em 1909, Oswaldo Cruz deixou a Diretoria Geral de Saúde Pública, passando a se dedicar apenas ao Instituto (Fiocruz), onde lançou importantes expedições científicas que possibilitaram a ocupação do interior do país. Erradicou a febre amarela no Pará e realizou a campanha de saneamento da Amazônia.

Como conseqüência, as obras da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, cuja construção havia sido interrompida pelo grande número de mortes de operários pela malária, puderam ser finalizadas.

Em 1913 foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras. Em 1915, por motivos de saúde, abandonou a direção do Instituto Soroterápico e mudou-se para Petrópolis. Como prefeito da cidade, traçou vasto plano de urbanização, que não pode ver executado.

Oswaldo Cruz morreu de insuficiência renal em 11 de fevereiro de 1917, em Petrópolis, com apenas 44 anos.

I Curso de Atualização em Diabetes

I Curso de Atualização em Diabetes



A Sociedade Brasileira de Diabetes - Regional Rio de Janeiro (SBD-RJ), dando continuidade às atividades científicas deste ano, anuncia a promoção de mais uma atividade científica na capital fluminense. No dia 31 de agosto, o Hotel Pestana de Copacabana irá sediar o "Diabetes in Rio". Este evento, marca o início de uma nova proposta de ação da SBD-RJ, que visa expandir o conhecimento sobre uma doença importante, que afeta milhões de pessoas no nosso país. O Diabetes in Rio, foi concebido e organizado para que médicos de outras especialidades possam tirar muito proveito do programa, que foi cuidadosamente preparado pela diretoria da SBD-RJ. As aulas serão ministradas por especialistas de destaque no cenário da diabetologia do nosso Estado. O evento é gratuito e as vagas são limitadas.


No mesmo site se tem acesso a programação e maiores detalhes do Evento que é para médicos e residentes, principalmente clínicos.

DIABETES IN RIO- I CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM DIABETES DA SBD-RIO
Dia: Sábado, 31 de Agosto de 2013
Local: Hotel Pestana-Copacabana 


Horário: 8h às 16h

Fórum de Oncologia Pediátrica: Inscrições até 09/08

Fórum de Oncologia Pediátrica: Inscrições até 09/08



Ainda há vagas para quem deseja se inscrever no Fórum de Oncologia Pediátrica do Rio de Janeiro, que acontece nos dias 22 e 23 de agosto, no Centro de Convenções Bolsa do Rio. O evento contará com a participação de palestrantes nacionais e internacionais, que debaterão soluções para o diagnóstico precoce e o tratamento adequado do câncer infantojuvenil, principal causa de morte, por doença, na faixa etária entre cinco e 19 anos. Essa é a segunda edição do Fórum, uma realização do Instituto Desiderata, em parceria com outras instituições corresponsáveis pela política pública Unidos pela Cura. As inscrições podem ser feitas pelo site http://www.foprio.org.br/,onde também podem ser encontradas mais informações sobre a programação e sobre os palestrantes. Patrocínio do Instituto Ronald McDonald, Bradesco Seguros, Fundação do Câncer e Toshiba, e apoio do Instituto Nacional do Câncer (Inca) e do Hemorio.

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Treinamento de Animais Sinantrópicos

Treinamento de Animais Sinantrópicos






O treinamento de Animais Sinantrópicos promovido pela CAP 5.2/DVS, que foi iniciado em 20 de junho 2013, continua sendo realizado, capacitando assim os Agentes de Vigilância em Saúde - AVS da área quanto à importância da temática.
O referido ciclo de atualizações tem como objetivo magno sensibilizar os AVS para importância de tais animais à saúde da população, principalmente como causadora de agravos à saúde. Construindo assim com esses atores a visão ampliada de saúde, baseada numa perspectiva holística de vigilância em saúde, pautada não somente num agravo específico, mas sim num coletivo de fatores e determinantes que possam influenciar o estado de saúde das pessoas em seus respectivos territórios.

SEMANA MUNDIAL DA AMAMENTAÇÃO

SEMANA MUNDIAL DA AMAMENTAÇÃO


Comemorada em mais de 170 países na primeira semana de agosto, a  Semana Mundial da Amamentação chega à sua 22ª edição em 2013 com o tema “Apoio às mães que amamentam: próximo, contínuo e oportuno”. Neste domingo, dia 4, a Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro e a Sociedade Brasileira de Pediatria promovem uma série de atividades para toda a família no Museu da República, no Catete, de 8h às 13h. Durante a programação, as duas entidades vão lançar o Manual de Aleitamento Materno, destinado a profissionais de saúde. E até quarta-feira, 7 de agosto, pediatras do Comitê de Aleitamento Materno da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro participam do Disque-Amamentação, que vai tirar dúvidas da população. O serviço funciona pelo telefone  (21) 9981.5866, das 9h às 16h.

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Processo Seletivo AP 5.2

Processo Seletivo AP 5.2

Foi prorrogado o prazo de inscrição para o Processo de Seleção ESF - JULHO/2013 - AP 5.2, para maiores informações acesse o link:


Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estrada do Campinho, nº2899 - Campo Grande

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 07h às 17h |

Telefone

(21) 2088-0532

CAP5.2. Tecnologia do Blogger.