Coordenadoria Geral de Saúde da AP 5.2

Estrada do Campinho, nº2899 - Campo Grande - Rio de Janeiro - RJ | CEP: 23070-220 | ☎ Telefone: (21) 2088-0532
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 17h
Coordenadora: Liliane Leal | CNES 5621720

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços

Informativos

Ações e Promoções em Saúde no Território

Saiba Mais

Unidades

Unidades de Atenção Primária em Saúde da AP 5.2

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Dia do Nutricionista

Dia do Nutricionista

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Dia Nacional de Combate ao Fumo

Dia Nacional de Combate ao Fumo

No dia 29 de agosto faremos no Passeio Shopping um evento em atenção ao Dia Nacional de Combate ao Fumo.
Finalizando o mês de agosto que foi dedicado a Amamentação, estaremos também realizando orientação com objetivo de incentivo ao Aleitamento Materno, as vantagens da amamentação , direito legais para gestantes e nutrizes que trabalham e estudam.
Estaremos oferecendo os seguintes serviços:


1. Esclarecimento quanto aos malefícios do tabagismo

2. Informação sobre o Programa e unidades da APS que oferecem o serviço

3. Aplicação do Teste de Farghestron.

4. Dosagem de monóxido de carbono no ar expirado.

5. Orientação sobre dependência física, psicológica e comportamental.

6. Exame bucal para rastreamento de lesões.

7. Encaminhamento de lesões identificadas.

8. Aplicação de questionário para análise estatística da população atendida.

9. Distribuição de material educativo.



Aguardaremos a visita da população para que possam ser multiplicadores das orientações recebidas.

Semana da Educação Infantil

Semana da Educação Infantil




Em parceria com a SME e SMSDC, foi realizado dia 25 de agosto um evento de comemoração da Semana da Educação Infantil. A CAP 5.2 participou com a presença dos profissionais das Clínica da Família Antônio Gonçalves Villa Sobrinho e Clínica da Família Dr. Dalmir de Abreu Salgado. Realizamos orientação e destribuimos material educativo, sobre o Incentivo do aleitamento materno para gestantes, nutrizes, professores e o público participante.

Agradecemos a 9ª CRE pela oportunidade de divulgarmos a importância do aleitamento materno e as vantagens da amamentação.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Dia Nacional do Psicólogo

Dia Nacional do Psicólogo

                                              Hoje comemoramos o dia nacional do Psicólogo! Psicólogo é o profissional da medicina que conhece como ninguém a nossa mente. Sua função é analisar o comportamento do ser humano, e assim, poder ajudá-lo a enfrentar seus problemas emocionais.

Esse profissional deve ser cauteloso e muito compreensivo, pois está sempre lidando com pessoas, seus sentimentos, problemas, e anseios. A palavra psicologia vem do grego, psyche (mente), e logos que significa conhecimento!



Parabéns a todos estes profissionais, que dedicam grande parte da vida ajudando as pessoas a encarar e superar suas dificuldades!

Certificação Unidade Amiga do Envelhecimento

Certificação Unidade Amiga do Envelhecimento

CMS Adão Pereira Nunes

CMS Aguiar Torres

CMS Alvimar de Carvalho

CMS Dr. Mário Rodrigues Cid



Foi realizado, no dia 23/08/2012, na Clínica da Família Sonia Maria Ferreira Machado, o Fórum de Saúde do Idoso , com a presença da Gerência da SMSDC, Drª Germana, e Srª Isabel ; com a entrega da certificação "Unidade Amiga do Envelhecimento Ativo".


Na ocasião, as Unidades da CAP 5.2 tiveram a oportunidade de apresentar o trabalho com idosos em seu território, interagindo e proporcionando trocas de experiências.

As Unidades que receberam a certificação foram :

- CF Dr.Dalmir de Abreu Salgado

- CMS Prof. Edgard Magalhães Gomes

- CMS Adão Pereira Nunes

- CMS Aguiar Torrres

- CMS Mário Rodrigues Cid

- CMS Dr.Alvimar de Carvalho

PATERNIDADE, SINGULARIDADES E POLÍTICAS PÚBLICAS

PATERNIDADE, SINGULARIDADES E POLÍTICAS PÚBLICAS


O V Simpósio Paternidade, Singularidades e Políticas Públicas: 10 Anos Valorizando a Paternidade comemora os 10 anos do Comitê Vida, grupo de trabalho intersetorial que atua na valorização da paternidade.O evento será realizado dia 29 de agosto, de 9h às 17h. Participe pelo Twitter, enviando mensagens para @elosdasaude. A programação é composta pelos painéis Homem, pai, profissional, promotor de saúde; Certificação Unidade de Saúde Parceira do Pai; Apoio ao cuidado paterno na escola e na sociedade; e Paternidade participativa e suas interfaces com políticas e projetos da SMSDC-RJ. O RAP da Saúde participa com uma esquete teatral sobre o tema da paternidade, que será apresentada pelos jovens surdos do Polo Masao Goto.




PATERNIDADE, CORPO E ALEITAMENTO

PATERNIDADE, CORPO E ALEITAMENTO


Dia 30 de agosto, o Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPMG/UFRJ) promove o VIII Fórum de Debates sobre Paternidade e o II Seminário de Pesquisa e Vivência sobre Corpo, com o tema Paternidade, Corpo e Aleitamento. O evento acontece de 8h às 12h, no IPPMG/UFRJ (Rua Bruno Lobo, n. 50, Cidade Universitária, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro). Interessados em participar devem enviar a ficha de inscrição até 27 de agosto para corpopaternidade2012@gmail.com.




SAÚDE DA MULHER

SAÚDE DA MULHER


A Saúde da Mulher no Pré-Natal, Parto e Puerpério é o tema da próxima Conversa Afiada, promovida pela Coordenação de Educação em Saúde da Superintendência de Promoção da Saúde da SMSDC-RJ e do Comitê Técnico de Saúde da População Negra. O evento acontece na terça-feira, 28 de agosto, a partir das 14h, no auditório do Otics Centro (Rua Evaristo da Veiga, nº 16, 2º andar, Cinelândia). Durante o encontro, serão compartilhadas experiências das superintendências de Maternidades, de Atenção Primária e de Vigilância em Saúde e da Coordenação de Saúde da Mulher, da SMSDC-RJ.




IMPACTOS DA VIOLÊNCIA NA SAÚDE

IMPACTOS DA VIOLÊNCIA NA SAÚDE


Foram prorrogadas até 31 de agosto, sexta-feira, as inscrições para o Curso de Especialização de Impactos da Violência na Saúde, oferecido pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocuz) na modalidade a distância. O objetivo do curso é qualificar profissionais quanto às competências conceituais, comunicativas, interpessoais, técnicas e políticas em relação ao impacto da violência sobre a saúde. Desse modo, pretende fomentar a reflexão sobre as estratégias e práticas de vigilância, prevenção, promoção da saúde e cultura de paz e organização de serviços para atenção integral às pessoas em situação de violências. Estão disponíveis 90 vagas para gestores e profissionais lotados em diversas áreas da saúde. Acesse o edital do curso e faça sua inscrção.




sexta-feira, 24 de agosto de 2012

A Importância do Pai no Pré-natal

A Importância do Pai no Pré-natal




Hoje não se discute mais a participação do futuro pai no pré-natal da mulher grávida;


É recomendável sempre que possível, acariciar o abdômen da mulher, dizer palavras doces e meigas no sentido de procurar uma comunicação física com o feto que está sendo gerado, transmitindo todo o seu carinho e afeto para o filho que deverá chegar em breve.

Esteja convicto que o feto esta recebendo esta comunicação e emoção transmitida. A parede do abdômen e do útero não são obstáculos para este acesso, pois está provado que o feto percebe sons, temperatura, luz e movimentos que ocorrem na parte externa próxima à parede abdominal da grávida, portanto o diálogo da mãe ou do pai com o futuro bebê é totalmente viável.

Nas Palestras de Atenção Primária, ministrada pela enfermeira Cremilda, voltada para as gestantes, é cada vez mais comum presenciarmos a presença do pai, que também é um dos interessados na saúde de seu filho, a participação é sempre muito importante nessa hora onde a mulher também pode vir a se sentir mais fragilizada.

Fonte: http://guiadobebe.uol.com.br/a-importancia-do-pai-no-pre-natal/

Reunião sobre Acidentes Doméstios com Idosos

Reunião sobre Acidentes Doméstios com Idosos




Tivemos uma reunião da Academia Carioca ( CMS Alvimar de Carvalho ) para falar um pouco sobre os acidentes domésticos com os idosos. Mesmo em casa não estamos livres de nos acidentar e foi com o intuito de alertar e previnir os idosos que esta reunião foi elaborada.



Acidentes Domésticos com Idosos


Estima-se que 80% dos acidentes envolvendo pessoas idosas ocorrem dentro da própria casa, podendo ser evitados na grande parte das vezes, desde que medidas preventivas sejam adotadas. Os acidentes mais freqüentes são: quedas não intencionais da altura do próprio corpo, queimaduras e envenenamentos, constituindo sempre um sinal de alerta.

Quedas: Ocorrem com freqüência em pessoas idosas, estando relacionadas com a condição de saúde do idoso, atividades da vida diária, causas ligadas ao ambiente e condições associadas. Entre as condições de saúde do idoso, relacionamos: fraqueza muscular, doenças do coração, do aparelho respiratório, do sistema nervoso, como doença de Parkinson; seqüelas de derrame e demência, doenças dos ossos, como artrose e osteoporose; problemas de visão e audição, problemas nos pês, como joanetes; calosidades e deformidades, falta de equilíbrio, uso inadequado de medicamentos e alcoolismo.

Quedas poderão ocorrer durante atividades cotidianas, como andar, cozinhar, trocar uma lâmpada do teto, andar de bicicleta, subir ou descer escadas, sentar e levantar de uma cadeira ou vaso sanitário, tomar banho, colocar ou tirar roupa do varal, regar plantas penduradas no teto e praticar esportes e uma série de outras. Entre as condições ambientais, os locais de maior risco para a ocorrência de tropeços, escorregões e quedas são o banheiro, o quarto, a cozinha, escadas, área de serviço e áreas externas, como calçadas, escadas e jardins.

Entre as armadilhas, pode-se citar: piso liso, encerado ou molhado, tacos soltos, pisos com desníveis, móveis soltos e inseguros, camas altas ou baixas demais, excessos de móveis, tapetes soltos ou com franjas, carpetes espessos, macios ou enrugados, poltronas baixas, capachos de porta soltos, escadas sem corrimão, tapetes nas escadas, falta de barras de apoio e piso antiderrapante no banheiro, animais domésticos, objetos espalhados pelo chão, fios de extensão em locais de circulação de pessoas, sapatos inadequados, pijamas longos, andar de meias, não utilizar instrumentos de apoio indicado, como bengala, e outras.

Como conseqüências das quedas, podem ocorrer escoriações, ferimentos, contusões, hematomas, fraturas, imobilidade pelo medo de cair novamente, invalidez e, inclusive, a morte. Importante é a prevenção, que consiste em reconhecer e adequar as condições de perigo relacionadas.

Queimaduras: São lesões da pele e mucosas produzidas por qualquer forma de calor. A pele do idoso é menos elástica, enrugada e desidratada, dificultando a cicatrização. Podem ser produzidas pelo fogo direto, líquidos aquecidos, como água, leite, caldos e outros, vapor de água aquecida (escaldadura), corrente elétrica, derivados de petróleo, como querosene, gasolina, álcool (bastante freqüentes), exposição excessiva ao sol (insolação), radiação, agentes químicos e causas diversas.

Considerada sempre como uma lesão grave no idoso, ocorre, na maioria das vezes, na própria casa. Por isso, é fundamental seguir algumas medidas preventivas: Não tomar banho com água superaquecida e ter cuidado com as compressas quentes, bolsas com água quente e escalda-pés (água quente e sal grosso). Não fumar na cama. No fogão, não deixar os cabos das panelas e bico da chaleira para fora. Não aproximar demais o corpo do fogão. Não deixar velas acesas durante a noite e não jogar tocos de cigarros no chão. Nenhuma cortina deve ficar pendurada próximo ao fogão, devido o perigo de incêndio. Não fazer reparos em instalações elétricas sem antes desligar a chave geral. Não utilizar fósforos acesos para descobrir objetos durante a noite ou vazamento de gás.

No caso de sofrer uma queimadura, não aplique substância como pasta de dente, pó de café, clara de ovo, manteiga, cremes ou pomadas sobre a superfície queimada. No primeiro momento, lavar a área queimada com água fria, cobri-la com um pano limpo e conduzir a vítima para o hospital ou unidade de saúde mais próximo.

Evenenamento agudo: É distúrbio produzido pela introdução de substâncias tóxicas no organismo. Quanto a sua natureza, pode ser por negligência, falta de atenção, ignorância em relação ao produto tóxico, picadas de animais que produzem veneno, como cobras, aranhas, escorpiões e outros, ou alimentos contaminados. Os tóxicos podem penetrar no organismo através das vias digestiva (a mais comum), respiratória (inalação), cutânea e injetável.

Como medidas preventivas: Guardar todos os produtos tóxicos fora do alcance de idosos depressivos, como alterações mentais ou oculares. Não armazenar produtos tóxicos junto com alimentos. Guardar os remédios e os produtos tóxicos, como materiais de limpeza, nos seus recipientes originais. Eliminar os remédios quando fora de uso, bem como observar o prazo de validade. Não pegar ou oferecer remédios no escuro. Não conservar plantas tóxicas em vasos ou jardins. Lavar bem as mãos antes de manipular qualquer produto tóxico. Evitar de colocar as mãos e pés desprotegidos em buracos ou montes de lenha, folhas ou lixo, pelo maior risco de picada de animais que produzem veneno. Observar normas de segurança quando utilizar chuveiro a gás, em face do risco de intoxicação pelo monóxido de carbono, com casos inclusive fatais. Vazamento de gás de cozinha (GLP) aumenta o risco de explosão, o mesmo ocorrendo com os aquecedores de ambiente a gás.

Em suma, muitos acidentes domésticos podem ser evitados, desde que as medidas preventivas sejam colocadas em prática. O aumento da população idosa exige maior atenção, tanto no sentido de prevenção como no atendimento diferenciado a esse peculiar segmento populacional, bem como a necessidade de realização de campanhas de esclarecimento para a população em geral, visto que a maioria das famílias possui um idoso em casa.


Fonte: http://www.parana-online.com.br/canal/vida-e-saude/news/21355/?noticia=ACIDENTE+DOMESTICOS+COM+IDOSOS+SAIBA+COMO+EVITAR

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

DIREITO DE SER PAI: LICENÇA PATERNIDADE

DIREITO DE SER PAI: LICENÇA PATERNIDADE



A participação do pai no crescimento e desenvolvimento de seus filhos é fundamental para a construção de vínculos familiares fortes e saudáveis. Estudos comprovam que o envolvimento do pai no cuidado de seus filhos desde a gestação contribui para a redução de índices de sífilis congênita e de violência doméstica.


No entanto, o pleno exercício da paternidade ainda é um desafio para os homens que trabalham no mercado formal. Nos últimos anos, as leis trabalhistas avançaram muito na temática da licença-maternidade, com o alargamento do período de afastamento previsto em lei. Mas no que diz respeito à licença-paternidade, os avanços permanecem limitados.

Pela extensão da licença-paternidade

Inicialmente, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) previa a licença paternidade de um dia, para que o pai pudesse realizar o registro de nascimento do bebê. Com o passar do tempo, e com o entendimento de que a função do pai vai além deste compromisso legal, o período para que o trabalhador fique em casa junto à parceira e à criança aumentou para cinco dias. Neste período, o depósito de FGTS é obrigatório e deve ser respeitado um prazo de 30 dias de estabilidade no emprego.

Esse direito é garantido pelo artigo nº 7 da Constituição Federal de 1988, que versa sobre os direitos dos trabalhadores. No entanto, a norma ainda não foi regulamentada e os cinco dias hoje em vigor estão previstos com base em uma regra transitória. Por isso, diversos projetos de lei em tramitação no Congresso propõem soluções definitivas para o assunto.

Um dos mais cotados para ser transformado em lei aumenta a licença-paternidade para 15 dias. O projeto já foi aprovado pelo Senado e pela Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados. Se receber o sinal verde de outras quatro comissões na Câmara, pode virar lei sem precisar passar pelo plenário. O projeto estabelece a licença-paternidade de 15 dias corridos a partir do dia do nascimento, inclusive em situações de adoção. Caso o bebê nasça durante as férias do pai, a licença começa a contar no dia em que voltaria ao trabalho.

Também tramita na Câmara dos Deputados projeto de lei para extensão da licença-paternidade para o período de 180 dias, quando a mãe falecer ou se tornar inválida em decorrência de complicações no parto. Quanto à remuneração, a proposta é de que o salário-paternidade seja pago nos moldes do salário-maternidade, pelo período de duração da licença.

Esses e outros assuntos relacionados à paternidade estarão em debate no V Simpósio Paternidade, Singularidades e Políticas Públicas: 10 Anos Valorizando a Paternidade, que acontece dia 29 de agosto, de 8h30 às 17h. Acompanhe a cobertura do evento pelo Twitter @elosdasaude.




quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Oficina

Oficina







Oficina de Mama na Clínica da Família Antonio Gonçalves Villa Sobrinho com equipe multiprofissional, objetivando orientação ao aleitamento materno nos grupos e em visitas domiciliares.

Esta oficina tem como objetivo motivação dos profissionais promovendo o incentivo do aleitamento materno exclusivo. A confecção da mama propicia ter o material de demonstração nas VDs possibilitando os profissionais a orientarem sobre a pega e posição para mamar, realização da ordenha manual quando necessário.
Com orientadora a fonoaudióloga Rosicleide Gomes.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

SEMANA DO FOLCLORE

SEMANA DO FOLCLORE


Comemorado em todo o Brasil no dia 22 de agosto, o Dia do Folclore celebra a multiplicidade de tradições culturais brasileiras. No Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro, a comemoração segue até o dia 26, domingo, com uma programação que exalta o patrimônio imaterial carioca, suas histórias e músicas. São espetáculos, oficinas e encontros para adultos, jovens e crianças – todos gratuitos. Confira a programação da Semana no Folclore no CCBB-RJ.




REFLEXÃO PARA MULHERES

REFLEXÃO PARA MULHERES


O Instituto Noos, em Botafogo, promove gratuitamente grupos de reflexão para mulheres que vivem ou viveram situações de violência em suas famílias. Os encontros serão realizados de setembro a dezembro, todas as segundas-feiras, em dois horários: de meio-dia às 13h30 ou de 18h às 19h30. Inscrições e mais informações pelo telefone (21) 2197.1500 ou pelo email noos@noos.org.br.




Campanha para Atualizar a Caderneta de Vacinação

Campanha para Atualizar a Caderneta de Vacinação











A Pentavalente e a Vacina Inativada Poliomielite passam a fazer parte do Calendário Básico. Crianças menores de cinco anos, das regiões Norte, Nordeste e parte de Minas, irão receber megadoses de vitamina A, dentro do Programa Brasil Carinhoso.


O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou nesta terça-feira (14) campanha de atualização da caderneta de vacinação das crianças. A ação tem como objetivo a melhoria da cobertura vacinal do público infantil e será realizada em conjunto entre o Ministério da Saúde e as secretarias estaduais e municipais de saúde de todo o país. A ação ocorrerá no período de 18 a 24 de agosto, sendo 18 o dia D de divulgação e mobilização nacional.



quinta-feira, 16 de agosto de 2012

MINISTRO LANÇA CAMPANHA PARA ATUALIZAR CADERNETA DE VACINAÇÃO DE 18 A 24 DE AGOSTO

MINISTRO LANÇA CAMPANHA PARA ATUALIZAR CADERNETA DE VACINAÇÃO DE 18 A 24 DE AGOSTO


A pentavalente e a Vacina Inativada Poliomielite passam a fazer parte do Calendário Básico. Crianças menores de cinco anos, das regiões Norte, Nordeste e parte de Minas, irão receber megadoses de vitamina A, dentro do Programa Brasil Carinhoso.


O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou nesta terça-feira (14) campanha de atualização da caderneta de vacinação das crianças. A ação tem como objetivo a melhoria da cobertura vacinal do público infantil e será realizada em conjunto entre o Ministério da Saúde e as secretarias estaduais e municipais de saúde de todo o país. A ação ocorrerá no período de 18 a 24 de agosto, sendo 18 o dia D de divulgação e mobilização nacional.

Durante a entrevista coletiva, o ministro anunciou também a oferta de suplemento de vitamina A àscrianças menores de cinco anos - moradoras das regiões Norte, Nordeste e dos vales do Jequitinhonha e Mucuri, em Minas Gerais. A medida integra o Programa Brasil Carinhoso, lançado em maio desde ano e que tem como meta a superação da extrema pobreza na primeira infância.

Na campanha de atualização serão oferecidas à população alvo – crianças menores de cinco anos – várias vacinas. A pentavalente e a Vacina Inativada Poliomielite (VIP) também passam a fazer parte do calendário básico de criança.

Confira a apresentação sobre atualização da caderneta de vacinação.

Crianças menores de cinco anos de idade devem ser levadas a um posto de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) para que a caderneta de saúde seja avaliada e o esquema vacinal atualizado, de acordo com a situação encontrada. Estarão disponíveis para esta ação todas as vacinas do calendário básico da criança. São elas: BCG, hepatite B, pentavalente, Vacina Inativada Poliomielite (VIP), Vacina Oral Poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche).

“A partir de agora, no primeiro semestre, haverá a campanha de vacinação com as gotinhas para combater a poliomielite. No segundo semestre, teremos a campanha de atualização da caderneta infantil”, explicou o ministro. Ele destacou também a distribuição da vitamina A durante a campanha. “Vamos aproveitar este momento de mobilização para expandir a oferta da vitamina A, já que o público é o mesmo, ou seja, crianças menores de cinco anos”, afirmou. Padilha explicou que serão utilizados as mesmas unidades de saúde e os profissionais para otimizar o atendimento. “Queremos evitar que crianças tenham deficiências com a vitamina A, que são a causa de doenças, como diarréia, pneumonias e infecções pulmonares”, enfatizou.

Para a operacionalização desta campanha, serão disponibilizados cerca de R$ 18,6 milhões, transferidos do Fundo Nacional de Saúde (FNS) aos fundos estaduais e municipais. Aproximadamente 34 mil postos fixos de vacinação estarão abertos, além de postos volantes. Haverá o envolvimento de 350 mil profissionais de saúde e a utilização de cerca de 42 mil veículos. O público-alvo nesta faixa etária é de 14,1 milhões de crianças.





Campanha de Atualização de Caderneta

Campanha de Atualização de Caderneta


Enfermeira Lúcia  repassando as informações sobre as mudanças que ocorrerão a partir de sábado (18/08) no esquema básico de imunização com a entrada da vacina Penta valente e Pólio injetável e organização da campanha.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

PRÊMIO MERCOSUL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA 2012

PRÊMIO MERCOSUL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA 2012


Estão abertas até 13 de agosto, segunda-feira, as inscrições para o Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia de 2012. Com o tema “Inovação tecnológica na saúde”, o concurso contemplará bolsistas de iniciação científica, estudantes universitários, jovens pesquisadores e grupos de pesquisadores com prêmios que variam de 2 mil a 10 mil dólares. Os trabalhos devem englobar a região do Mercosul e se relacionar a prevenção, tratamento, desenvolvimento de vacinas, diagnósticos, medidas sanitárias e novas tecnologias biomédicas e farmacêuticas para: doenças de caráter infeccioso; encefalites; doenças endêmicas agudas e crônicas; doenças crônico-degenerativas e imunológicas; doenças neurológicas; doenças crônicas não transmissíveis.


CIDADES, FUTUROS POSSÍVEIS

CIDADES, FUTUROS POSSÍVEIS


A construção de contextos urbanos mais integrados e democráticos e saudáveis está em debate esta semana, durante o III Seminário Internacional Cidades, Futuros Possíveis, que acontece nesta quinta e sexta-feira, 16 e 17 de agosto, na Casa da Ciência, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A partir da percepção de que a complexidade dos dilemas da cidade exige uma abordagem que integre múltiplos saberes e perspectivas, a proposta é promover um diálogo aberto entre interlocutores de diversas instituições e áreas de atuação e representantes de diferentes universos socioculturais, políticos e econômicos, reunindo o pensamento teórico ao conhecimento advindo da prática e da experiência empírica. A programação é composta por quatro palestras: “As villas miseria (favelas) no cinema argentino: um elefante oculto atrás de um vidro”; “Morar na cidade: convívio social e racionalidade urbanística”; “Geopolíticas da cidade”; e “Sustentabilidade e estilos de vida”. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo email seminario.cidades@gmail.com. A Casa da Ciência fica na Rua Lauro Müller, 3, em Botafogo, no Rio de Janeiro. Mais informações: (21) 2540.5893.








MANEJO DE TUBERCULOSE

MANEJO DE TUBERCULOSE


O Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chegas (Ipec/Fiocruz) recebe até sexta-feira, 17 de agosto, inscrições para o III Curso Internacional de Atualização Multidisciplinar no Manejo de Tuberculose, a ser realizado de 04 a 27 de setembro. O curso tem carga horária total de 48 horas e as aulas serão ministradas às terças e quintas-feiras, de 9h às 16h30. Podem se inscrever profissionais de saúde de nível superior que atuam ou desejam atuar na assistência ou controle da tuberculose. O objetivo da iniciativa é atualizar a equipe multidisciplinar no manejo da tuberculose, com ênfase no fortalecimento de estratégias de prevenção e controle da tuberculose no Brasil e em países africanos de língua oficial Portuguesa (Angola, Cabo Verde, Guiné‐Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe).


sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Mensagem aos Pais

Mensagem aos Pais


Feliz Dia dos Pais!

PATERNIDADE: PROGRAMAÇÃO 2012

PATERNIDADE: PROGRAMAÇÃO 2012

Em agosto, o Mês de Valorização da Paternidade é oportunidade para realizar atividades e debates sobre a importância do envolvimento do pai no crescimento e desenvolvimento de seus filhos. Em 2012, a iniciativa promovida pelo Comitê Vida completa dez anos e comemora as experiências exitosas que resultam de parcerias intersetoriais. Este ano, a mobilização chama atenção para o papel do pai durante a amamentação, com o lema Pai, você é muito importante para o sucesso da amamentação!




Confira a programação do Mês de Valorização da Paternidade 2012



PEDRA DE GUARATIBA: ATENÇÃO AO HOMEM

PEDRA DE GUARATIBA: ATENÇÃO AO HOMEM


Em agosto, o CMS Dr Alvimar de Carvalho, em Pedra de Guaratiba, está decorado especialmente para o Mês de Valorização da Paternidade. Além disso, a unidade promove consultas de pré-natal individual para os homens, às terças-feiras, às 13h, e às quintas-feiras, às 8h. E o melhor: a partir de setembro, a consulta individual de pré-natal masculino será uma atividade permanente na unidade de saúde, nas tardes de quinta-feira! Também às terças e quintas-feiras, às 10h, serão realizadas atividades em grupo sobre amamentação. De segunda à sexta-feira, de manhã e à tarde, todos os setores de atendimento da unidade estarão empenhados na divulgação do Mês de Valorização da Paternidade, por meio de ações de sala espera. A programação inclui, ainda, debates sobre paternidade nos grupos de homens, de pré-natal e da Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação (IUBAAM), que se encontram regularmente na unidade.



CMS Dr Alvimar de Carvalho

Rua Soldado Eliseu Hipólito, s/nº, Pedra de Guaratiba, Rio de Janeiro

(21) 3404.7799


SULACAP: ACESSIBILIDADE

SULACAP: ACESSIBILIDADE


Na véspera do Dia dos Pais, sábado, 11 de agosto, um café da manhã receberá as famílias que comparecerem à unidade para vacinar seus filhos. A celebração também inclui oficina de brincação com pais e filhos, contação de histórias, brincadeiras de roda, bambolê, bola de gude, amarelinha e peteca, entre outras atividades divertidas. Durante todo o mês de agosto, serão realizadas rodas de conversa sobre cuidados com a próstata, abordando os mitos e verdades sobre o tema. A unidade de saúde também será decorada especialmente para o Mês de Valorização da Paternidade, de forma a melhor acolher os homens. O grande diferencial da unidade é a integração de surdos e ouvintes nas atividades. Relembre a experiência do CMS Professor Masao Goto no Mês de Valorização da Paternidade 2011.



CMS Professor Masao Goto – CAP 5.1

Av. Carlos Pontes, s/nº, Sulacap, Rio de Janeiro

(21)335-77471

EM MADUREIRA, ATIVIDADES LÚDICAS E INFORMATIVAS

EM MADUREIRA, ATIVIDADES LÚDICAS E INFORMATIVAS


No Hospital Maternidade Herculano Pinheiro, em Madureira, a equipe de saúde promove atividades com os companheiros e maridos das pacientes internadas. Os pais recebem orientações sobre o registro civil da criança, licença-paternidade, rotinas da maternidade e têm a oportunidade de tirar suas dúvidas sobre outros aspectos que envolvem a paternidade, a própria saúde, a da mãe e do bebê. Durante a conversa, são distribuídas cartilhas com informes da unidade e informações sobre direitos dos pais. De 13 a 17 de agosto, a equipe de saúde do CMS Alberto Borgerth lançará mão dos postais da saúde para discutir a importância do envolvimento dos pais no cuidado com os filhos, nos diferentes ciclos de vida. A atividade será realizada nas salas de espera das clínicas médica, de ginecologia, pediatria, dermatologia e do grupo de planejamento familiar.



Hospital Maternidade Herculano Pinheiro

Av. Ministro Edgard Romero, nº 276, Madureira, Rio de Janeiro

(21) 2458-8601, ramais 220 e 228

MÚSICA E POESIA EM IRAJÁ

MÚSICA E POESIA EM IRAJÁ


Durante o Mês de Valorização da Paternidade, o CMS Alice Toledo Tibiriçá, em Irajá, investe na música e na poesia para transformar-se em um espaço de afirmação dos afetos familiares e fortalecer vínculos entre pais e filhos. A campanha tem como mote o verso de Roberto Carlos Pai: meu querido, meu velho, meu amigo e aposta na interação entre a equipe de saúde e a comunidade. A programação inclui atividades de sala de espera, jornada recreativa com pais e avós e debates sobre o papel do pai na gestação, na educação e paternidade responsável. Confira a programação completa do CMS Alice Toledo Tibiriçá para o Mês de Valorização da Paternidade.



CMS Alice Toledo Tibiriçá – CAP 3.3

Rua Juriti, s/nº, Irajá, Rio de Janeiro

(21) 2471-2397

CAMPEONATO DA PATERNIDADE, NO COMPLEXO ESPORTIVO DA ROCINHA

CAMPEONATO DA PATERNIDADE, NO COMPLEXO ESPORTIVO DA ROCINHA


Na Área Programática 2.1, 13 de times de futebol de salão, formados por pais frequentadores das unidades de saúde da região, disputarão o troféu do Campeonato da Paternidade. Durante todo o mês, as equipes serão treinadas pelos profissionais da Academia Carioca da Saúde, em uma preparação que envolve a prática de atividades físicas, a realização de exames clínicos e o encaminhamento para programas como o de cessação do tabagismo. As partidas de futsal acontecem no dia 1º de setembro, no Complexo Esportivo da Rocinha, em uma grande festa para toda a família.

PATERNIDADE, SINGULARIDADES E POLÍTICAS PÚBLICAS

PATERNIDADE, SINGULARIDADES E POLÍTICAS PÚBLICAS


O V Simpósio Paternidade, Singularidades e Políticas Públicas: 10 Anos Valorizando a Paternidade comemora os 10 anos do Comitê Vida, grupo de trabalho intersetorial que atua na valorização da paternidade.O evento será realizado dia 29 de agosto, de 8h30 às 17h, na Estão Otics Centro (Rua Evaristo da Veiga 16, 4ºandar, Cinelândia, Rio de Janeiro). Mais informações: (21) 2273.7398.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

GÊNERO, SEXUALIDADE E DIREITOS HUMANOS

GÊNERO, SEXUALIDADE E DIREITOS HUMANOS



O seminário de abertura do Curso de Especialização em Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), propõe a discussão crítica de questões relativas a desigualdades sociais no âmbito da sexualidade, gênero e direitos humanos. O evento acontece na segunda-feira, 06 de agosto, de 9h às 16h30, e na terça-feira, 07 de agosto, de 9h ao meio-dia, no auditório térreo da Ensp/Fiocruz.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estrada do Campinho, nº2899 - Campo Grande

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 07h às 17h |

Telefone

(21) 2088-0532

CAP5.2. Tecnologia do Blogger.